Tema: Como perseverar meio as provações?
Hebreus 12.1-3
1- Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós.
2- Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.
3- Pensem no sofrimento dele e como suportou com paciência o ódio dos pecadores. Assim, vocês, não desanimem, nem desistam.
Introdução:
Hebreus parecem mais um sermão do que uma epístola. O autor descreve sua obra como “uma palavra de exortação” O escritor claramente escreve o estado em que seus leitores se encontram desanimado (Hb 12.3-12). Haviam perdido seu entusiasmo inicial pela fé (Hb 3.6,14; Hb 4.14; Hb 10.23,35). Haviam deixado de crescer, ou melhor, de progredir, não tinha mais discernimento espiritual (Hb 5.12-14). Necessitavam ser novamente exortados a imitar a fé daqueles que os tinham precedido na viagem para a glória (Hb 13.7). Os antepassados.
Então no capitulo 12 vemos que se pode dizer que tem destinatários definidos, que estão passando pôr crises de fé.
Lições para os dias de hoje
1º- nos chama a atenção que estamos sendo observados
O que é ser cristão?
(Cristianismo (do grego Xριστός, "Cristo") é uma religião monoteísta, centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor).
Ou seja: É seguir, ou melhor, imitar a Cristo.
Jesus sempre se preocupou com o povo no coletivo num todo, ou seja, com todas as pessoas, nos dizemos ser cristão mais não imitamos Cristo, muitas das vezes. Tiago 2.14-26.
Onde estão as nossas obras?
O nosso compromisso com o próximo perante a sociedade?
O mundo é individualista; e não podemos se moldar como o tal.
2º- Corramos com paciência, sem desanimar.
Não é, e não vai ficar fácil.
Não podemos desistir
Não podemos para de lutar contra esse sistema opressor.
Devemos deixar de lado todos os pecados que nos atrapalha e nos impede de prosseguir
3º- Corrida marcada ou proposta para nós.
Qual é essa proposta?
R: A corrida
Esta corrida é o teste neste mundo, que dura à vida inteira, com perseverança e constantemente.
Na corrida devemos estar conscientes de que o maior perigo é o de ceder ao pecado, ficando parecido com o mundo, individualista, mesquinhos e sem compaixão.
Conclusão
Para vencermos precisamos olhar para Jesus como:
· Como exemplo de confiança em Deus
· Dedicação a vontade de Deus
· De oração
· De vencer as tentações e o sofrimento
· De perseverar na lealdade (confiança) ao Pai
· De terminar a obra que o Pai o chamou (AMAR)
Sejamos imitadores de Cristo para que todos vejam o sentido verdadeiro de ser cristão.
E para tudo isso Jesus nos da à fonte de energia para conseguirmos vencer que estar na pratica do amor, graça, misericórdia e auxilio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário