sábado, 2 de outubro de 2010

Porque o mês de fevereiro tem 28 dias?

No ano 45 a.c, o Imperador romano Júlio César reformou o calendário (apoiado em estudos do astrônomo egípcio Sosígenes). A divisão dos meses ficou assim: uns com trinta e um dias e outros com trinta e fevereiro com vinte e nove dias nos anos normais.
No antigo calendário havia o mês Quintilis.( Quintilis era o quinto mês do Calendário Romano que começava em Março. Posteriormente, com início do ano sendo mudado de Março para Janeiro, Quintilis tornou-se o sétimo mês do calendário. Em 44 a.C., o Senado Romano decidiu homenagear o imperador assassinado Júlio César mudando seu nome para Julius). Júlio César mudou-lhe o nome, e batizou com o seu: Julho (de Júlio).
O sucessor de César foi Augusto, que também, quis imortalizar-se, entrando na glória de “ser” um dos meses. Cancelou a designação sixtilis – (Sextilis era o oitavo mês no calendário Juliano em Roma, o calendário usado atualmente na maior parte dos países do ocidente. Hoje o chamamos de Agosto) do mesmo modo que César elimina Quintilis – e se instalou com o próprio nome: Agosto (de Augusto).
Mas Julho tinha trinta e um dias e agosto teria somente... trinta. Isso não ficaria bem a um grande rei. Ora, porque Júlio César (julho) com trinta e um dias e Augusto (agosto) com trinta? A operação foi rápida: o coitado do fevereiro só tinha 29 dias.
 Antes do Imperador Júlio Cesar, o mês de fevereiro tinha 29 dias, 30 quando bissexto, e não tínhamos os meses de JULHO e AGOSTO.
Nosso calendário é o gregoriano, que é baseado na translação, (fenômeno que consiste na volta completa da Terra em torno do Sol), que tem duração de 365 dias solares, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos, o equivalente há 365,,,,,,,2425 dias solares.
Note que há uma sobra de quase 6 horas, a fim de ajustar o calendário, o dia 29 de fevereiro é somente de 4 em 4 anos (6x4=24 horas, igual há um dia).
Assim se criou o ano bissexto, aquele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, como já mencionado, isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano.
O próximo ano bissexto será 2012.

Um comentário:

  1. Muito relevante e extremamente interessante esse estudo não só sobre o mês de Fevereiro mas sobre a história do calendário de forma geral. Já havia escutado essa teoria mas naõ de forma detalhada como esta.
    Parabéns!!!!! Eu recomendo!!!!

    ResponderExcluir