sábado, 18 de setembro de 2010

Tema: O que fazer na inconstância da vida


Marcos 4.35-41
4.35- Naquele dia, de tardinha, Jesus disse aos discípulos: — Vamos para o outro lado do lago. 4.36- Então eles deixaram o povo ali, subiram no barco em que Jesus estava e foram com ele; e outros barcos o acompanharam. 4.37- De repente, começou a soprar um vento muito forte, e as ondas arrebentavam com tanta força em cima do barco, que ele já estava ficando cheio de água. 4.38- Jesus estava dormindo na parte detrás do barco, com a cabeça numa almofada. Então os discípulos o acordaram e disseram: — Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?4.39- Então ele se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago: — Silêncio! Fique quieto! O vento parou, e tudo ficou calmo. 4.40- Aí ele perguntou: — Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?4.41- E os discípulos, cheios de medo, diziam uns aos outros: — Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!

Introdução
Esse deve ter sido um barco de pesca, porque muitos dos discípulos de Jesus eram pescadores, um historiador judeu chamado Flavio Josefo relatou que normalmente havia mais de 300 barcos de pesca no Mar da galileia.
Estas embarcações eram suficientemente grandes para acomodar Jesus e seus 12 discípulos, deviam ser movidos por velas. Durante as tempestades, por medidas de segurança, as velas eram baixadas, a fim de não serem rasgadas e para facilitar o controle da embarcação.
O mar da galileia é um lugar incomum. É relativamente pequeno (aproximadamente 20 km de comprimento por 11 km de largura), mas tem cerca de 50 metros abaixo do nível do mar. Sem qualquer sinal prévio, as tempestades se formam agitando o mar que chega a formar ondas com 6 metros de altura.
Os discípulos não decidiram, como tolos, navegar, desprezando a tempestade, mas foram surpreendidos, ficando involuntariamente expostos a um grande perigo.
E como marinheiros experientes, sabiam do perigo que enfrentavam:
Lições para os dias de hoje
1º A vida é inconstante – A- Tudo estava bem de repente uma forte tempestade surgiu B- Isso tem alguma semelhança com a sua vida, algo parecido já aconteceu com algum de vocês? C- Tudo ia bem à sua vida de repente uma forte tempestade surgiu?
Quando isso acontece qual é a sua reação?
A mesma dos discípulos: medo e insegurança
E nasce na nossa cabeça os por quê? Por que, Porque e Por quê?
NOTE QUE JESUS DORMIA
VC 38- Os discípulos fazem uma pergunta, Não te importa que pereçamos?
Jesus é quem mais se preocupa com seu bem estar olhe (João 11.32-35). Jesus se compadece, Jesus que o melhor para você, Jesus chora com você.
Quais são os seus medos? O que você estar passando?
Jesus faz duas perguntas, 1º Por que são tão tímidos? 2º Ainda não tendes fé?
Jesus nos ensina com essas duas perguntas!
1º Não fique paralisado com as dificuldades da vida. Não deixe as dificuldades conduzir a sua vida, viva a sua o melhor possível.
2º Confiar em Deus. Ele estar no barco com você.
Salmo 107 fala da bondade de Deus em proteger os viajantes, os encarcerados, os doentes, os que navegam e em geral, todos os homens.
LEIA vc 6, 13,19,28 e 43.
Conclusão: A vida é inconstante, mais observe atentamente a bondade do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário